Iogurte Caseiro Grego Zero Gordura


Primeiramente, esta receita não é minha, mas é excelente. Leva um certo tempo para ficar pronta, mas vale a pena.
Como diz Daniel Darugna, “...tenha calma, não seja ansioso. No meu primeiro lote de iogurte fiquei tão ansioso que ficava verificando a cada meia hora como estava o processo de incubação.
Cheguei a acordar a noite para dar uma espiadinha e ver se estava tudo ok, para garantir que a produção fosse boa. Não faça como eu! É fácil de produzir, mas demanda uma dose de paciência ok?!“

Ingredientes:
2 litros de leite desnatado ou 0% gordura
1 pote de iogurte natural integral

Modo de fazer:

1º - Esquentar o leite
Encha um recipiente de vidro de 2 litros (ou dois recipientes de 1 litro) com 2 litros de leite zero gordura. Coloque no microondas até que as bolhas comecem a aparecer ao redor da borda. Temperatura deve chegar a 175-180 graus depois que você mexa (leva em torno de 15 minutos com alta potência).
Não pule essa etapa. Se formar aquela pelezinha no leite depois de esquentá-lo, retire-a.

Adicionando leite na tigela para esquentar no microondas

2º Deixe esfriar
Deixe o leite esfriar para algo em torno de 40 a 45 graus. Isso pode demorar entre 30 a 45 minutos.
Dica para quem não tem termômetro. Teste com o dedo. Se conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos, ele está bom.

3º Adicionando a “Isca”
Coloque os dois litros de leite dentro de um pirex com tampa. Adicione o pote de iogurte e misture bem.
Tenha certeza que o iogurte natural escolhido contenha Fermento Lácteo. Nas próximas vezes, você não precisará mais do iogurte natural, pois poderá guardar um pouco deste lote para utilizar no próximo, usando um pouco do seu próprio iogurte caseiro.

Mistura dentro do forno para incubar, embrulhada em um cobertor

4º Incubadora
Coloque a tampa no pirex, envolva com um cobertor fino ou toalha grossa e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e, em seguida, desligue.
Deixe a mistura dentro do forno incubando por 5-10 horas, mas, em alguns casos, pode precisar de até 24 horas para chegar no ponto, depende de fatores ambientais como temperatura e umidade.
Ele estará pronto quando tiver uma consistência ligeiramente gelatinosa.
Até aqui, você tem o iogurte natural normal. Se quiser pode comê-lo, fique a vontade. Mas se quiser a versão grega do Iogurte siga os próximos passos.

Ponto ideal de consistência. Note o aspecto gelatinoso.

5º Drenar o iogurte
Utilize um escorredor de macarrão, uma Tigela e um Pano daqueles usados para fazer queijo.
Coloque o pano dentro do escorredor de macarrão, e na sequência o escorredor de macarrão dentro da tigela conforme a imagem abaixo.
Derrame com muito cuidado o iogurte neste “Coador”. Leve na Geladeira por 3 a 4 horas, se ficar mais não tem problema. Quanto mais tempo drenar, mais consistência terá o iogurte grego.

Drenagem do Iogurte

6º Iogurte Grego e Whey
Depois que o volume do seu iogurte diminuir pela metade depois da drenagem e separação do soro do leite (Whey), basta retirá-lo do filtro e bater manualmente ou com um batedor para deixar o iogurte na consistência desejada. Confira abaixo o aspecto do soro do leite que é feito de Whey e água.

Aspecto do soro

Depois de retirar o iogurte do filtro, uma opção é usar uma gotinha de essência de baunilha e adicionar mais 200ml de leite desnatado para conquistar uma consistência melhor. Pronto.

Vamos ao Vídeo
O autor do vídeo, Marcos Oliveira, recomentar colocar no iogurte grego caseiro, 10 gotas de adoçante, 02 gotas de essência de baunilha, e não adiciona leite e nem deixa o forno esquentar antes de colocar a mistura para incubar.



Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...