Frutosemia - Purê de Talos e Folhas de Brócolis com Batata

O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. Após os 6 meses de idade é aconselhável continuar amamentando seu filho e oferecer novos alimentos.

Quando se inicia a oferta de frutas, alguns bebes podem apresentar os sintomas da frutosemia, e as mães começam uma luta sem fim até chegar ao diagnóstico. E com o diagnóstico, inicia-se uma peregrinação na procura de nutricionista para a orientação do cardápio da criança.

Na tentativa de ajudar a essas mães que vem me escrevendo e procurando alternativas alimentares para seus pequenos, procurarei sempre postar algo que possa ajudar.

A primeira coisa a ser lembrada é que a dieta de seu bebe deve ser suplementada com vitamina C, pois muitos alimentos que a contém serão eliminados por conter frutose e sacarose.

A segunda é não se esquecer de ler as etiquetas dos alimentos, porque podem conter frutose, sacarose ou sorbitol na sua composição química. como exemplo temos o Açúcar Líquido, também chamado de Xarope Simples, é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes e o Xarope Invertido é uma mistura de três tipos de substâncias adoçantes. Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, e é uma solução aquosa, fácil de ser armazenada. Também é muito utilizado na indústria alimentícia por agir contra a cristalização nos alimentos já preparados. Frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geleias, biscoitos levam o ingrediente em sua composição. Pessoas com Frutosemia devem tomar bastante cuidado ao adquirir esses produtos.

O brócolis é um grande aliado na alimentação de portadores de frutosemia, um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em fibras, cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, cromo, selênio e potássio. Possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon, próstata e mama, pois acelera a eliminação de estrógeno.

Então vamos a receita de hoje, lembrando que pode ser ingerida em qualquer idade.

Purê de Talos e Folhas de Brócolis com Batata
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de talo de brócolis picado
- 1 xícara (chá) de folha de brócolis picado
- 1 xícara (chá) de batata cozida e amassada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 dente de alho amassado
- 1/2 de xícara de leite
- Sal a gosto

Como fazer
1º - Cozinhe os talos e folhas de brócolis, bata no liquidificador e reserve
2º - Doure o alho na manteiga e junte todos os ingredientes
3º - Misture até atingir uma mistura homogênea. Se precisar, acrescente um pouco mais de leite
4º - Acerte o sal

Está pronto. Bom apetite, para você e seu filhote!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...