Uma Receita Vegana

"O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais."

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.Veganismo é um movimento a respeito dos direitos dos animais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais. O boicote à atividades e produtos considerados especistas é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento.

Documentários:

Na alimentação vegana, o objetivo é não consumir produtos de origem animal, ou seja, carnes, peixes, lacticínios, ovos, mel e quaisquer outros ingredientes de origem animal.

Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

A Associação Dietética Americana (The American Dietetic Association) e os Nutricionistas do Canadá (Dietitians of Canada) consideram a dieta vegana apropriada para todos os estágios do ciclo de vida, inclusive durante a gestação e amamentação, embora alertem que, se mal planejada, pode ser deficiente em vitamina B12, ferro, vitamina D, cálcio, iodo, e ômega 3.

A alimentação vegana está muito longe de se resumir a saladas, ou de ser uma alimentação sem sabor, como alguns julgam. Pelo contrário, existe uma enorme diversidade de alimentos vegetais que podem incrementar seus pratos, e o único limite é a sua imaginação.

Caldo de Mandioca com Grão de Bico

Ingredientes
- 200 gramas de grão de bico cozido
- 200 gramas de mandioca cozida
- 350 gramas de molho de tomate
- 1 pitada de açúcar para tirar a acidez do tomate e realçar o tempero
- Água (o suficiente para bater a mandioca no liquidificador ou processador)
- Óleo de girassol para refogar os temperos
- Temperos a gosto. Cheiro verde, alho, cebola, pimenta vermelha, pimenta do reino, pimentão, sal, mostarda, Hortelã

Modo de fazer

1º - Bata a mandioca já cozida no liquidificador ou processador até que se transforme em um creme e reserve
2º - Em uma panela, refogue os temperos com um pouco de óleo
3º - Acrescente o molho de tomate, uma pitada de açúcar, o grão de bico e a mandioca
4º - Acerte o sal
5º - Abaixe o fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos

Bom apetite!

Dica:
Se você desejar aumentar o valor nutricional de sua receita, acrescente 1 colher (sopa) de semente de chia.


Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...