Carne de Soja

A Proteína Texturizada de Soja, ou Soja Texturizada, é produzida industrialmente a partir do grão de soja,  capaz de ser hidratada e cozida, mantendo alto teor de proteína (1/4 de xícara de soja texturizada seca contém cerca de 11 gramas de proteína), e, diferentemente de outras fontes proteicas vegetais, ela possui todos os aminoácidos essenciais a nossa saúde.

Não contém glúten, é rica em fibras, ferro, cálcio, potássio, ácido fólico, fósforo e com baixo teor de sódio.

O consumo de 25 g de proteína de soja, juntamente com uma dieta baixa em gorduras saturadas e colesterol, podem ajudar a reduzir o risco para doenças cardiovasculares.

Não contém aromatizantes ou corantes adicionados na maior parte encontrada no mercado e pode ser armazenada em recipiente hermético por tempo indeterminado.

O processamento ao qual é submetido o farelo de soja para a obtenção da Proteína Texturizada resulta em uma melhora da digestibilidade proteica, superando a soja tradicional, mostrando uma possível elevação na qualidade protéica da soja processada.

Ela é bem mais versátil do que se imagina. Além de poder substituir a carne, a versão granulada também pode ser adicionada em sucos, vitaminas, massas de pães e no que mais você imaginar.

Dessa forma, a Proteína Texturizada de Soja, mais conhecida como Carne de Soja, é um substituto saudável nas dietas Veganas e Vegetarianas.

Antes de ser consumida ou acrescentada a qualquer receita, a Soja Texturizada Seca deve ser hidratada em água antes do uso. Como referência, 1 xícara de soja texturizada seca rende o equivalente a 2 xícaras de carne, após ser adicionado uma xícara de água.

O grande segredo no preparo dos pratos a partir da Soja Texturizada é o tempero. É ele quem vai dar o sabor final ao prato. e isso é mais simples do que se possa imaginar.

Trago aqui um prato rápido e fácil de preparar, sem adição de qualquer produto de origem animal, e simplesmente delicioso!

Carne de Soja com Chuchu

Ingredientes
- 2 chuchus descascados e cortados em cubos
- 1 xícara de Proteína de Soja Texturizada
- 2 xícaras de água
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal

Temperos
- 4 dentes de alho amassados
- Cheiro verde (salsinha, cebolinha, coentro) a gosto
- 1 cebola picada
- 1 colher (café) de nós moscada em pó
- 1 colher (café) de cominho em pó
- 2 unidades de cravo da índia moído
- 1 colher (sopa) de colorau - urucum industrializado. Verifique se a marca que você vai adquirir contem ou não contem glúten.
- Pimentão e pimenta (opcional)

Modo de fazer
1º - Misture a Soja Texturizada com a água e deixe de molho por cerca de 1 hora. Escorra e reserve.
2º - Coloque o óleo em uma panela, acrescente todos os temperos, deixe refogar por cerca de um minuto
3º - Acrescente o chuchu, a Soja Texturizada já hidratada e, se necessário, mais um pouco de água, misture e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 5 minutos.

Sirva com arroz branco e batata
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...