Como Escolher Melancia


Essa semana me perguntaram no supermercado como escolher uma melancia.
Nunca havia parado para pensar no assunto, então resolvi fazer uma pesquisa.
Me surpreendi com os resultados…
Não é tão difícil como eu pensava, e nem tão complicado saber se ela está madura sem tocá-la. Basta observá-la para descobrir se está ou não doce e suculenta.

A planta é rasteira e anual com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (cerca de 90%) e diâmetro variável entre 25 e 140 cm. Em seu processo de crescimento e amadurecimento, o fruto toca o solo.
Sua composição, além do alto teor de água, inclui carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Para escolher a melhor melancia

1 - Analise a cor da melancia
A melancia madura possui a casca verde  com estrias verde escuras. quanto mais fosca, mais madura. Evite as melancias de casca brilhante.

2 - Analise as manchas na casca deixadas pelo solo
A mancha amarela mostra o lugar em que a melancia tocava o solo, enquanto amadurecia. A melancia madura deve ter uma mancha de cor amarelo escura ou até mesmo amarelo alaranjada, mas não branca. Quanto mais escura a mancha, mais saborosa ela vai estar.
3 - Observe o chamado desenho da rede na fruta
Estas manchas reticulares na casca da melancia indicam que as abelhas tiveram muito contato com a fruta, durante a polinização. Quando mais polinizada tiver sido, quanto mais desenho de rede, mais doce será a melancia.

4 - Observe o Cabo da melancia
Um cabo seco sempre indica que a melancia está madura. Se o cabo estiver verde, a fruta ainda não atingiu a maturidade necessária.

5 - Observe o formato da melancia
A melancia alongada, “macho”, é aguada, sem sabor.
A melancia arredondada, “fêmea”, é mais doce e saborosa.

Agora você não vai mais precisar bater na fruta ou sentir seu peso para saber se ela está do jeito que gosta.









Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...