Ágar-ágar


Descoberto, por acaso, em 1650, no Japão, o ágar-ágar é uma gelatina que alguns gêneros de algas marinhas vermelhas contêm em suas células. É extraído de algas da classe Rodophyta, dos gêneros Gelidium, Gracilaria, Gelidiela e Pterocladia, principalmente.
Atualmente essa gelatina integra diversas dietas e preparados.
É também conhecida como ágar, gelatina vegetal e Kanten. No Japão, Kanten significa céu-frio, em alusão ao antigo método artesanal de produção sob intempérie, por congelamento-descongelamento natural.

A alga Gracilária Confervoides, também conhecida como Agar Agar Nacional, possui coloração cinza e gosto acentuado em comparação ao Agar Agar Importado.

É composto primariamente do sal de um éster de ácido sulfúrico do complexo polissacarídeo, agarose-agropectina, sais de cálcio; celulose; anidrogalactose; fibras (mais de 80%) e pequena quantidade de proteínas, conseqüentemente sendo rico sais minerais (Fósforo, Ferro, Potássio, Cloretos e Iodo), arginina, histidina, isoleucina, leucina, licina, metionina, fenilalanina, treonina, valina e alanina, vitaminas A, B1, B2, C, B12 e ácido fólico.

Ele não se dissolve em água fria, mas, em água quente, se expande bastante absorvendo até 20 vezes seu próprio peso, formando assim um gel não absorvível pelo corpo humano, não fermentável e atóxico.

Propriedades
É riquíssimo em fibras e absorve até 3 vezes seu volume em água, quando ingerido.
Seu teor calórico é baixíssimo, porém, gera sensação de saciedade sem prejudicar o organismo e auxilia no processo de evacuação pois tem efeito laxativo.
Seu poder geleidificante ser dez vezes maior do que o da gelatina convencional.
Não precisa ir para a geladeira para ficar firme, não derrete à temperatura ambiente e não altera o sabor original dos alimentos.

Onde comprar
O ágar-ágar é vendido em pó ou em lâminas, em lojas de produtos naturais, orientais, ou até nas grandes redes de supermercados.

Como usar
Uma colher (chá) de ágar-ágar para cada xícara (chá) de água aquecida.
Deixe ferver por dois minutos e misture ainda quente com
Frutas frescas e suco de frutas concentrado e adoçado, para obter uma deliciosa gelatina
Como substituto da gelatina animal tradicional
Preparar sobremesas, como por exemplo, um pudim de leite condensado de geladeira, mousses, geléias, balas
Preparar um Terrine, derramando a mistura sobre um presunto.

Referencias:



Chá de ágar-ágar

Desintoxicante e hidratante atua também na pele do corpo todo, inclusive a redução de processos de celulite, evita rugas e deixa a pele mais lisa e macia e, como é atóxica, não provoca qualquer tipo de reação indesejável.
Melhora o funcionamento intestinal, melhora a absorção de nutrientes ingeridos e ainda atua na redução de peso, pela sensação de saciedade que promove.

Como fazer chá de ágar-ágar
Misture, num copo de água morna, uma colher de chá do pó de ágar-ágar e  vá mexendo até se dissolver bem.
Este chá não possui sabor algum, se preferir, acrescente alguma erva de sua preferência (opcional - alecrim, hortelã, funcho…) para proporcionar o sabor desejado.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...