Cravo da Índia - Para que serve e como consumir


O cravo da Índia é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em várias regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada.

Utilizado como especiaria desde a antiguidade e na fabricação de medicamentos, foi uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI. Um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.

Tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal.
O botão de sua flor, seco, é empregado na culinária como condimento.
Os chineses acreditavam em seu poder afrodisíaco.

Seus efeitos medicinais compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarreia, tem propriedades bactericidas, e é também usado com anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente.

Seus benefícios se devem às suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. Considerado bastante eficaz contra náuseas, soluços, enjoo e vômitos. O óleo extraído do cravo da Índia, além do efeito antisséptico, auxilia na eliminação de toxinas. Seu uso é ampliado ainda como um complemento ao tratamento de bronquite, tosse e síndromes gripais.

Muitos ainda acreditam que seu consumo ajuda no processo de emagrecimento por ajudar a controlar o colesterol ruim, acelerar o metabolismo por sua ação sobre a tireóide, liberando hidrogênio, reduzindo a peroxidação lipídica, proporcionando o aumento da saliva e líquidos responsáveis pela digestão e promovendo uma rápida queima de gordura.

O cravo da Índia proporciona um melhor funcionamento do organismo sendo indicado para quem busca o equilíbrio entre boa forma e saúde.

Na medicina chinesa é considerados acre, quente e aromático, entrando no rim, baço, estômago e meridianos, e é notável na sua capacidade de aquecer o meio, qi estômago direto para baixo, para tratar soluços e fortalecer o yang do rim. O óleo de cravo é usado em várias desordens da pele, como acne, espinhas, queimaduras, irritações na pele e para reduzir a sensibilidade da pele.

Rico em nutrientes e óleos essenciais auxiliam mente e corpo. O seu principal componente ativo é o eugenol, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos, importante anestésico local e antisséptico. Ainda é rico em sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio, além de conter Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

Pode ser usado internamente como um chá e topicamente como um óleo para ser aplicado a pele.

Devemos lembrar que tudo consumido em excesso tem suas conseqüências. Ele pode ocasionar irritação na mucosa da boca e o óleo pode causar irritação na pele. Além disso, é contra-indicado em gestantes ou lactantes, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas.

Sugestão de uso.
Faça um chá de cravo.
Além de gostoso, pode te trazer diversos benefícios.

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de cravo da índia
- 1 pedaço de canela em pau
- folhas secas de hortelã (a gosto)
- 500 ml de água

Como fazer
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e ferva por cerca de 5 minutos.
Coe antes de servir.
Pode ser consumido quente ou gelado.
Se preferir, adoce.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...