Painço

Também conhecido como milhete ou milho miúdo, o Painço é um cereal mais antigo que o arroz, cevada, trigo ou centeio. Uma enorme variedade de plantas pertence à espécie do milho-painço, entre elas o sorgo. É o único cereal alcalino.

Oriundo das Índias Orientais e do Norte de África, sua utilização era frequente em grandes regiões da Ásia, antes da introdução do arroz, há cerca de 12.000 anos.

Na China, há milhares de anos, fazia-se macarrão com farinha de painço, que muitos pensam ser exclusiva e indicada como comida de passarinho; igualmente muito usado na culinária macrobiótica.

Altamente nutritivo, suave, contém muita fibra e também de fácil digestão, é um dos alimentos conhecidos como sendo dos mais antigos e é utilizado ainda hoje na confecção de pães, papas, bolos e diversos pratos e sobremesas. É também muito usado como comida para pássaros e outros animais.

É constituído por: 15% de proteína, vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, lecitina, alguma vitamina E e tem elevados valores de minerais como: o ferro, o magnésio, o fósforo e o potássio.

Com baixo teor calórico, o Painço contém mais fibra do que qualquer outro grão. As fibras ajudam a manter uma pessoa com estômago cheio e, portanto, dá uma sensação de saciedade. Por conter triptofano, também reduz o apetite. O teor de gordura é significativamente baixo quando comparado a outros cereais e ele também contém gorduras insaturadas saudáveis.

Mas seus benefícios não param por aí. 
O Painço é rico em cálcio, podendo ajudar no desenvolvimento e fortalecimento de ossos e ajuda na prevenção de fraturas e osteoporose.
Possui índice glicêmico muito baixo, fornece muitos nutrientes como aminoácidos essenciais, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e vitamina C.
O Painço é considerado um laxante natural. Ele pode promover a evacuação eficiente e podem prevenir a constipação.
O painço é indicado para os vegetarianos, por causa do teor de proteína, que supera o contido no feijão.

3 comentários:

  1. Estou encantada com tantos benefícios, mas pena que não conseguimos achar para comprar... estou louca pra experimentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, experimentei o pão feito com o grão de painço cozido e adorei. Ótima ideia a da Cris.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...